30 de Abril de 2022 - Fundação do MEL-Movimento Espaços Livres

 30/04/2022


O Movimento Espaços Livres - MEL, que teve a sua assembleia de fundação em 30 de abril de 2022, em Madalena, Vila Nova de Gaia, é um movimento informal focado na intervenção em prol de espaços urbanos humanizados, saudáveis e sustentáveis, tendo como principais preocupações a criação, valorização e conservação de espaços verdes e a defesa da mobilidade ativa, pedonal e em bicicleta. Os dez elementos fundadores do MEL estão sediados ou têm influência na área metropolitana do Porto. Ver abaixo a lista completa no ato de fundação.O Movimento Espaços Livres – MEL constitui-se como resultado de tentativas, por parte de muitos cidadãos, de evitar más soluções urbanísticas, agressivas para os espaços verdes e para a harmonia urbana, em especial ao longo dos últimos três anos, que suscitaram a resistência de coletivos e pessoas individuais. Por outro lado, pretendemos que as autoridades locais e centrais, em vez da falta de abertura e da rigidez que frequentemente revelam perante as aspirações legítimas dos cidadãos, se disponham ao diálogo, concertação e conciliação, abandonando posições de dendroclastia e de má qualidade urbanística, tendo em conta o bem-estar das gerações presentes e futuras. Alguns casos a quem nos opusemos podem ser vistos em:

https://movespacoslivres.blogspot.com/2022/06/como-nasce-o-mel.html

Movimentos e associações integrantes, por ordem alfabética

ACER – Associação Cultural e de Estudos Regionais

Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta - MUBi

Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

Clube UNESCO da Cidade do Porto

Grupo pela Preservação do Parque da Lavandeira (Gaia)

Movimento Peticionário Charca de Salgueiros

Movimento por um Jardim Ferroviário na Boavista

Movimento Peticionário Rua Régulo Megauanha

NDMALO GE – Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro – Grupo Ecológico

Tree Talk Gaia - Movimento pela Preservação de Espaços Verdes em Gaia Litoral

Fotografias de Horácio Cohen et al.














































































A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.


Se quiser receber informações sobre as nossas actividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt



Comentários