11 de Março de 2023 - Ciclo de Visitas a Jardins Históricos Visita 1 : Quinta de Azevedo, Barcelos e Cerca do Mosteiro de Tibães

 11/3/2023


Quinta de Azevedo, Barcelos




































Cerca do Mosteiro de Tibães


No livro Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal,de Ilidio Alves de Araújo (pág.147 da reedição de 2020 da Câmara Municipal de Lisboa), podemos ler:

«O Convento de Tibães situa-se a meia encosta do Monte de S.Gens, na margem esquerda do Cávado, frente a um dos mais belos e grandiosos panoramas da província de Entre-Douro-e-Minho. A encosta vai descendo suavemente para noroeste até à extensa várzea do Rio, alargando-se para além da margem oposta até encontrar a sucessão de colinas ondulantes que se repetem até perder de vista para lá do rio Lima. Para Nascente do Convento, a encosta descansa um pouco no seu declive, na largura de uma vasta horta, para voltar de novo a subir mais rapidamente até ao cimo do monte de S.Gens, de solo esquelético hoje povoado de pinhal. Para o lado do Norte, vêem-se as colinas do Montariol e do Castro, avançando para o rio e estrangulando a várzea como sentinelas vigilantes das terras do alto Cávado».

É assim que Ilídio de Araújo descreve o enquadramento do local onde, aí por 1080,  segundo a tradição, foi construído o Mosteiro de Tibães, que iria passar ao longo dos tempos por reconstruções e embelezamentos sucessivos, até ao estado em que o encontrámos nesta visita de 11 de março de 2023.

Note-se que o referido livro foi pela primeira vez editado em 1962. E se o convento foi sendo restaurado já o panorama descrito talvez não seja hoje tão grandioso.



























































A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.

Se quiser receber informações sobre as nossas actividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt

Comentários