17 de Junho de 2023 - Visita ao Parque Urbano do Rio Ul, em São João da Madeira, e outros parques

 17/6/2023


Nos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto, são muitos os motivos de interesse natural, ecológico e paisagístico, que a Campo Aberto vem percorrendo pouco a pouco.

Em 17 de junho de 2023, visitámos três parques verdes no concelho de São João da Madeira.

Começámos pelo belo Parque do Rio Ul, guiados pela Arquiteta Paisagista Marta Seabra. É um parque moderno, de autoria do Arq. Paisagista Sidónio Pardal, natural de São João da Madeira e autor igualmente do Parque de Cidades como Almada, Porto Ocidental e Porto Oriental, Ovar, Vale de S. Paio (Gaia), e outros. Pudemos observar diversos aspetos relativos à biodiversidade vegetal e animal bem como memória de atividades agrícolas e rurais outrora praticadas naquele espaço. Exemplo disso um moinho de água para moagem de cereais e a Casa da Eira, locais onde se processam oficinas de aprendizagem relacionadas com artes tradicionais.

Após o almoço convivial no próprio local, visitámos o Parque Ferreira de Castro (homenagem ao célebre escritor natural da vizinha Oliveira de Azeméis), exemplo de um jardim de proximidade num bairro residencial, e a seguir, mais perto do centro da cidade, o Parque Nossa Senhora dos Milagres, já secular, com numerosas árvores majestosas, de grande porte, que faz lembrar os parques próximos de La Salette em Oliveira de Azeméis ou o Parque da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, já visitados em 7 de Maio de 2022.


Fotografias de Carlos Moreira da Silva

Parque Urbano de Ul

















Parque Ferreira de Castro






Fotografias de Cláudio Anes

Parque Urbano de Ul































Parque Ferreira de Castro















Parque Nossa Senhora dos Milagres




























A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.

Se quiser receber informações sobre as nossas actividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt

Comentários