4 de Junho de 2023 - Ação solidária com os moradores de Cadouços em defesa do seu jardim

4/6/2023


No dia 4 de junho de 2023, reuniram-se no Largo Capitão Pinheiro Torres de Meireles, vulgo Largo de Cadouços, os moradores interessados e vários membros dos grupos integrantes do Movimento Espaços Livres – MEL, de que a Campo Aberto faz parte. Alguns dos participantes chegaram a pé vindos de Gaia, outros de bicicleta seguindo um percurso através de ciclovias e passando por vários pontos que foram já objeto de reivindicações do MEL (Rua Régulo Magauanha, Charca de Salgueiros, Jardim Ferroviário da Boavista, Parque da Pasteleira).

À chegada destes ciclistas, por volta das 12:00, foram pronunciadas declarações dos cidadãos e grupos presentes. Em primeiro lugar, uma representante do grupo de moradores fez o enquadramento histórico e geográfico do Largo, detalhando a evolução do seu uso e as várias intenções camarárias de nele intervir. Destacou-se nessa intervenção a vontade dos concidadãos moradores do Largo no sentido de rejeitar a construção de um parque de estacionamento subterrâneo no jardim, que viria prejudicá-lo, dada a manifesta necessidade de conservar em bom estado esse espaço verde.

Seguiu-se uma intervenção de uma participante que sublinhou que a existência de águas subterrâneas naquela zona e a própria subida do nível médio das águas do mar tornaria difícil e perigosa a construção de um parque subterrâneo nesse local. Chamado a comentar a posição da Junta de Freguesia da Foz, um morador informado declarou que esse órgão autárquico já estará persuadido de que a construção de um parque de estacionamento naquela área não é necessária ou desejada.

Por fim, em representação dos grupos integrantes do MEL, o representante da Campo Aberto reiterou o apoio aos moradores de Cadouços, expresso eventualmente por meio de uma missiva à Câmara Municipal na qual se reforce a posição destes quanto à preservação e melhoramento do espaço verde existente. Por fim, os moradores salientaram que a petição continua aberta à participação. Seguiu-se um convívio em volta de um farnel partilhado por todos, ao mesmo tempo que decorriam atividades lúdicas para as crianças presentes. Abaixo se reproduzem algumas fotos ilustrativas do encontro, para memória futura, com a autorização dos respetivos autores.

                                     Fotografias do Grupo de Moradores de Cadouços




A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.

Se quiser receber informações sobre as nossas actividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt

Comentários