9/9/2023
O Ciclo de Visitas a Jardins Históricos é promovido pelo Clube UNESCO da Cidade do Porto em parceria com a associação Campo Aberto, com aconselhamento das arquitetas paisagistas Teresa Andresen e Teresa Portela Marques, e é dedicado em homenagem a Ilídio Alves de Araújo (1925-2015), agrónomo e arquiteto paisagista considerado o fundador da historiografia moderna dos jardins em Portugal. Em 2025 celebra-se o centenário do seu nascimento. O Ciclo inicou-se em 2023, sendo 2025 o terceiro ano da sua realização
No dia 9 de setembro de 2023 decorreu a terceira visita do Ciclo de Visitas a Jardins Históricos em homenagem a Ilídio Alves de Araújo.
Sobre a Quinta da Casa de Santar, no seu livro Arte Paisagista e Arte dos Jardins de Portugal, escreve Ilídio Araújo: «O morgadio de Santar foi instituído, provavelmente, no século XVI, remontando a esse tempo a capela existente na parte mais antiga do actual palacete e datada de 1580. A parte mais importante desta casa é já do século XVIII (cerca de 1740) devendo datar da segunda metade do mesmo século os primeiros arranjos feitos com carácter artístico na pequena quinta murada situada à rectaguarda da casa».
Na atualidade, podemos ler no site da Casa de Santar o seguinte: «Descubra a Vila Histórica de Santar através dos seus jardins e a Maquete do projeto Santar Vila Jardim, desenhada pelo arquiteto paisagista Fernando Caruncho». Refere-se a seguir «o património cultural, os jardins históricos e sua paisagem marcada pela vinha e rematada no horizonte pelas Serras.»
As imagens deste álbum e do álbum seguinte documentam alguns dos aspetos das casas e dos jardins visitados. Recorda-se que a organização deste Ciclo resulta de uma parceria entre o Clube UNESCO da Cidade do Porto e a Campo Aberto.
Fotografias de Glória Rodrigues
Se quiser receber informações sobre as nossas actividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt


























Comentários
Enviar um comentário