21 de setembro de 2025 - Visita à Reserva Natural do Estuário do Douro e ao Centro Interpretativo do Património da Afurada

 21/9/2025

A visita organizada pela Campo Aberto na manhã dia 21 de setembro de 2025 ao Estuário do Douro foi seguida de visita ao Centro Interpretativo do Património da Afurada. Este álbum documenta alguns aspetos de cada uma dessas duas visitas, em locais muito próximos um do outro.

O interesse e motivação de cada uma delas pode resumir-se assim:

A proteção das aves e da paisagem é o principal objetivo da Reserva Natural Local do Estuário do Douro. Ao longo do ciclo anual, no estuário do rio Douro veem-se flamingos, guarda-rios, corvos-marinhos, garças-reais, garças brancas, maçaricos-das-rochas, rolas-do-mar, tarambolas, seixoeiras, gaivotas de diversas espécies, entre muitas outras aves. A Reserva situa-se na baía de São Paio, um local de eleição para observadores de aves.

O Centro Interpretativo do Património da Afurada é um espaço destinado a interpretar, refletir e expor o ambiente e a atividade humana no território da Afurada. O Centro propõe ao público uma área expositiva de carácter permanente, uma outra para exposições temporárias e um centro de documentação, em suporte digital, sobre a Afurada.

Nas imagens, é fácil distinguir entre o espaço aberto da Reserva e o espaço fechado do Centro Interpretativo da Afurada, ambos com o seu interesse próprio.


Fotografias de Isménia Oliveira, Alda Sousa e Cláudio Anes


Fotografias de Isménia Oliveira























Fotografias de Alda Sousa























Fotografias de Cláudio Anes


























































A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.

Se quiser receber informações sobre as nossas atividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contac33to@campoaberto.pt 























































































































   



























































































































   

       

               

                                      






Comentários