24 de Fevereiro de 2024 - Visita ao Perímetro Florestal das Dunas de Ovar e Parque Ambiental do Buçaquinho, com o Projeto Camarinha e o Movimento 2030, e à Quinta Back-to-Basic em Argoncilhe, no âmbito da temática Património Cultural, Ecológico e Paisagístico - e Cidadania na Área Metropolitana do Porto
24/2/2024
Esta visita centrou-se em duas iniciativas de contacto com a natureza. De manhã, o Projeto Camarinha, no concelho de Ovar, e o Pinhal de Ovar / Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, com a colaboração de Margarida Reis Coelho, bióloga e médica, e Henrique Araújo, presidente do Movimento 2030. De tarde a Back to Basic, em Argoncilhe, concelho de Santa Maria da Feira, com a colaboração de Ana Catarina Fontes.
The Camarinha Project é constituído por um Coletivo de Cidadãos da região de Ovar, mas não só, preocupados com a situação de vulnerabilidade da Camarinheira – Corema album (L.) D. Don e de outras espécies vegetais e animais de importância ecológica presentes no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar – PFDO. No final da manhã, foi visitado o Parque Ambiental do Buçaquinho, onde também se pôde observar a camarinheira, além de outras plantas.
De tarde, visitámos o Back-to-Basic, animado por Ana Catarina Fontes, engenheira zootécnica formada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Vila Real). Situa-se em Argoncilhe, concelho de Santa Maria da Feira. Voltar ao essencial, eis o desafio que nos coloca. Num mundo de galopante artificialização, muitas pessoas aspiram por voltar a um estilo de vida mais natural – quase sempre sem saber muito bem como.
O BtB pretende precisamente proporcionar experiências mais libertas de artifício através do contacto com os animais de que cuidam. Aqui salta-se com cabras anãs, escovam-se cavalos, escuta-se o chilrear dos pássaros, brinca-se à «macaca», descansa-se no baloiço, aprende-se a respeitar a natureza. Diz a Ana: «rimos, corremos, criamos, sonhamos e somos felizes…»´
Fotografias de Margarida Ruivo
Fotografias de Isménia Oliveira
Fotografias de Jaime de Sousa Oliveira
A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.
Comentários
Enviar um comentário