23 de Março de 2024 Visita à Quinta do Projecto Húmus, de Marco Vieira, à Lagoa de Paramos e à Barrinha de Esmoriz, no âmbito do Círculo Agricultura e Natureza.
23/3/2024
O projeto Húmus consiste numa quinta de uma zona que já foi, ainda não há muito tempo, amplamente rural, mas cujo padrão atual podemos classificar como suburbano. O desafio que o Marco Vieira e a Isa, seus criadores, enfrentam é o de cultivar alimentos, dentro, senão da cidade, de uma área metropolitana densamente urbanizada e a poucos minutos da principal cidade da região.
Situada em Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, não longe do mar, a Húmus, reconhecendo a necessidade de voltar a ligar as pessoas à Terra, optou por semear, plantar, colher e levar também até à população urbana, fruta e legumes biológicos. Dedicando a sua própria juventude à terra, o Marco e a Isa decidiram produzir frutos e legumes tratados com especial cuidado, inscrevendo-se numa ética e técnica ancestrais, que procuram recuperar. Não têm a quantidade e o lucro como objetivos, procuram antes um caminho novo que reinventam agora numa modernidade a necessitar de ser superada.
Ao optar pela agricultura biológica, a Húmus decidiu cultivar a terra como cultiva as relações com as pessoas, colaboradores, fornecedores e clientes. A agricultura que nesta quinta se pratica é sustentável e artesanal, baseada em práticas que equilibram o ecossistema e respeitam os ciclos naturais e os habitats. Não recorre a maquinaria pesada nem a adubos e fertilizações químicas, procurando reduzir ao mínimo o impacto sobre o pequeno ecossistema agrícola onde produz grande variedade de produtos hortícolas ao longo das quatro estações do ano.Fotografias de Nise Miranda
Fotografias de Cláudio Anes
Se quiser receber informações sobre as nossas atividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt
Comentários
Enviar um comentário