23 de Março de 2024 Visita à Quinta do Projecto Húmus, de Marco Vieira, à Lagoa de Paramos e à Barrinha de Esmoriz, no âmbito do Círculo Agricultura e Natureza.

23/3/2024



O projeto Húmus consiste numa quinta de uma zona que já foi, ainda não há muito tempo, amplamente rural, mas cujo padrão atual podemos classificar como suburbano. O desafio que o Marco Vieira e a Isa, seus criadores, enfrentam é o de cultivar alimentos, dentro, senão da cidade, de uma área metropolitana densamente urbanizada e a poucos minutos da principal cidade da região.

Situada em Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, não longe do mar, a Húmus, reconhecendo a necessidade de voltar a ligar as pessoas à Terra, optou por semear, plantar, colher e levar também até à população urbana, fruta e legumes biológicos. Dedicando a sua própria juventude à terra, o Marco e a Isa decidiram produzir frutos e legumes tratados com especial cuidado, inscrevendo-se numa ética e técnica ancestrais, que procuram recuperar. Não têm a quantidade e o lucro como objetivos, procuram antes um caminho novo que reinventam agora numa modernidade a necessitar de ser superada.

Ao optar pela agricultura biológica, a Húmus decidiu cultivar a terra como cultiva as relações com as pessoas, colaboradores, fornecedores e clientes. A agricultura que nesta quinta se pratica é sustentável e artesanal, baseada em práticas que equilibram o ecossistema e respeitam os ciclos naturais e os habitats. Não recorre a maquinaria pesada nem a adubos e fertilizações químicas, procurando reduzir ao mínimo o impacto sobre o pequeno ecossistema agrícola onde produz grande variedade de produtos hortícolas ao longo das quatro estações do ano.

Após a visita à Quinta da Húmus, alguns participantes almoçaram na Lume, padaria/restaurante em Santa Maria da Feira, de André Fontes e familia , tanbém agricultor biológico em Arouca, sendo todos os produtos utilizados produzidos de modo biológico.

A seguir, Marco Vieira, que desde a sua infãncia e primeira juventude calcorreou estes lugares, orientou uma visita à Lagoa de Paramos e à Barrinha de Esmoriz.


Fotografias de Nise Miranda






Fotografias de Cláudio Anes


























































A Campo Aberto é uma associação sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana.

Se quiser receber informações sobre as nossas atividades inscreva-se nas nossa página em www.campoaberto.pt ou envie-nos um email para contacto@campoaberto.pt

Comentários